segunda-feira, 22 de junho de 2009

Teste cego Weizenbier importada do Paladar

Tive a honra de participar como jurado da avaliação das cervejas de trigo importada, realizada pelo caderno Paladar do jornal Estado de São Paulo. A Weizenbier é um estilo de cerveja que venho estudando e bebendo ao longo dos anos, gosto muito dele e de seus parentes, Weizenbock e Weizendunkel, são cervejas complexas e refrescantes.


Em minha opinião, o resultado do teste não apresentou nenhuma surpresa, e sim decepção, do segundo ao nono colocado, tudo foi muito semelhante, pouco aromas e sabores, leveza e carbonatação alta, muito “drinkability”, pouca personalidade, a única cerveja que teve alma própria ganhou com certa facilidade.


O que aconteceu com as Weizens da Bavária, com aromas e sabores marcantes de banana e cravo, além do cítrico no reto-gosto favorecendo o próximo gole?


Devemos levar em conta que todas as cervejas avaliadas são conhecidas e respeitada em quase todo o mundo, mas, não podemos esquecer que para elas chegarem até nós elas viajam muito, e de navio, muitas vezes ao chegarem aqui no porto elas ficam esperando um bom tempo antes de chegar ao distribuidor e daí ao consumidor final. Toda esta trajetória acaba interferindo nos aromas e sabores das Weizens. Já tive a oportunidade de experimentar quase todas no seu país de origem e elas são totalmente diferentes, mais frescas, aromáticas e saborosas. As mais complexas acabam sofrendo mais, pois elas têm mais a perder que as menos complexas.
Não acredito que o resultado fosse muito diferente se nós fossemos degusta-las lá na Bavária, achei justíssimo a colocação das cervejas.


Talvez caiba a nós microcervejeiros brasileiros a tentar reproduzir este fantástico estilo de cerveja o mais fiel possível e assim servir o consumidor com um produto fresco fabricado próximo da casa deles.
A classificação das cervejas, a metodologia e a história da Weizen bier, pode ser encontrado aqui.

3 comentários:

Rodrigo Brasil disse...

Fala Alexandre.. eu vi essa matéria no encontro da Acerva...

Fiquei impressionado com a Erdinger e a Weistenphaner ficarem em último..

E nunca tinha experimentando a swiss.. vou comprar uma, acho q no Wall Mart vende.

Abraços e nos vemos na Brasil Braü!

Prost!

Ps. Viu meu e-mail?

Alexandre Bazzo disse...

Rodrigo,

A vencedora ja é considerada na Bavária a melhor cerveja de trigo deles, eu também sou fã dela, apesar de ter tomado Weizens tão boa ou melhor, em pequenas cervejarias da Franconia.

Vi sim seu email, mas se vc vem pra Brau conversamos lá e agendamos uma data.

Abraço

Rodrigo Brasil disse...

Schneider Weisse o nome dela..