segunda-feira, 27 de julho de 2009

Rbeirão Preto

Estive em Ribeirão Preto e tomei muito chope e ouvi um som bem legal, se alguém pensa que estou falando em música sertaneja e aquela choperia turística da cidade, é melhor você rever seus conceitos, eu quis dizer que fui ao Vila Dionísio e o som que toca lá é Rock and Roll e o chope claro que foi o Colorado no Cervejarium.

A 300km de Sorocaba, Ribeirão Preto é um exemplo do poder da industria sucroalcooleira, a cidade esbanja prosperidade, cresceu com qualidade de vida, conheço a região a uns 20 anos, e a cada vez que retorno ela esta melhor.

Quinta-feira a noite estive no Vila Dionísio, um dos melhores pubs em território nacional, 12 linhas de chope, 240 rótulos de cerveja, garçons treinados, porções diferenciadas e muita música boa, quem tocava lá era ninguém menos que Paul Di'Anno, o primeiro vocalista do Iron Maiden, casa lotada, como sempre.

No Vila, Bolinho de feijoada com schwarz.

Fizemos um beer tour na cidade, começando pela Cervejaria Colorado, Cervejarium, Mousse Cake, Biergarten, etc. Ribeirão esta tão avançada na cultura cervejeira quanto cidades como São Paulo, Rio, PoA, BH e Blumenal, muitos estabelecimentos vendendo cervejas artesanais, cursos de cerveja caseira, grupos de degustação. Além do Vila, vejo outros dois pilares da boa cerveja, o Cervejarium, bar da Colorado, como não podia de ser diferente, tem uma carta de cervejas excelente e o chope da cervejaria sempre fresco e bem servido e o Biergarten, empório de cervejas no Mercado Municipal, onde além dos produtos os proprietários, Gabriela e Marcelo estão totalmente envolvidos na divulgação da boa cerveja.

No Bier Garten com os amigos Marcelo e Gabriela (Proprietários do Empório).

Ainda quem predomina na cidade é a grande cervejaria que anos atrás tinha sua fábrica lá, mas é animador o avanço cervejeiro da cidade, não tenho dúvida que o principal fator para isto é o trabalho desenvolvido pela Colorado ao longo destes 15 anos, este é o objetivo das boas microcervejarias, além de vender seus produtos, difundir a cultura cervejeira, mas para isto temos que ter pessoas que realmente vivem e gostam de cerveja, como é o caso do Marcelo Carneiro. (Obs. as fotos do Cervejarium foram tiradas na câmara do Rodrigo e até agora nada, manda aí filho!!!!)

Parabéns a todos que vem fazendo o trabalho de formiguinha na divulgação da cultura cervejeira de Ribeirão Preto, quanto mais informação o nosso consumidor tiver, mais apto a escolher nossos produtos ele vai ser.

4 comentários:

Rodrigo Brasil disse...

Fala Alexandre!

Já estive no Vila Dionisio, estava tendo um cover de Pink Floyd muito bom por sinal. Tomei todos os chopps colorados disponíveis...eheheh

Tirando o tempo que fiquei na fila, o bar é realmente show de bola!

Abraço

Alexandre Bazzo disse...

A tatica lá é chegar cedo.

Mas realmente é fantastico

Navarro disse...

Alexandre, logo você vai ouvir falar também da cena de homebrewing em Ribeirão Preto. Fique de olho.

E por falar em novidades, estou aguardando a Bamberg bock chegar por aqui.

Abraço.

Alexandre Bazzo disse...

Daniel

Ribeirão, em termos de cerveja caseira, acredito que esteja um passo a frente de nós, vcs ja estão realizando cursos e tem mais pessoas fazendo. Sem falar que vcs começaram pelo caminho certo, tendo o Botto como professor.
Quem sabe num futuro rápido nós daqui da região de Sorocaba tenhamos bons cervejeiros caseiros como vcs já tem.

Abraço