sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aprimorando conhecimentos

Nestas duas últimas semanas tive a oportunidade de passá-las hospedado na Maltaria Weyermann, na cidade de Bamberg. Recebi o convite de meus amigos Sabine Weyermann e Thomas Kraus-Weyermann para que eu fizesse um treinamento em cerveja weizen supervisionado pelo mestre cervejeiro Oliver Honsel. Dentro da maltaria tem uma planta piloto onde são realizados testes de receitas. Abaixo a foto que prova que eu não só apenas bebi cerveja, mas também trabalhei.

Na primeira semana produzimos duas weizens, uma em fermentação aberta e outra em fermentação fechada, a primeira fizemos refermentação em barris de inox utilizando o método do Speise. Antes de voltar, apesar das cervejas ainda não estarem prontas, pude perceber que a fermentação aberta produziu mais ésteres, o que era previsto.


Na segunda semana pude visitar e acompanhar o fabrico de cerveja weizen em algumas cervejarias da região, em posts futuros abordarei estas visitas com mais detalhes.

Tão importante quanto a parte técnica foi a parte cultural, viver na região de maior densidade cervejeira do mundo, acompanhando o dia a dia de uma empresa centenária, e conhecida por sua excelência em maltes no mundo todo, contato com a população local e outros mestres cervejeiros, tudo isto faz com que fique mais fácil entender o que é cultura cervejeira.

Nossa equipe: Peter (cervejeiro), eu, Oliver (mestre cervejeiro).
Tenho que agradecer a todos os amigos da Weyermann que me proporcionaram duas semanas excelentes, eles trabalharam para que tudo fosse perfeito, aprendi muita coisa e fiz muitos novos amigos, convivendo com eles pude entender um pouco do porque do sucesso da empresa.

Obrigado a todos da família Weyermann.

Nenhum comentário: