quinta-feira, 14 de abril de 2011

E o que deu no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja?

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, estive participando do 2º Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja, que aconteceu na Áustria, como já tinha dito no último post.

Bom, não foi fácil, como poderíamos esperar para um campeonato mundial o nível foi altíssimo e as provas muito difíceis.

Começamos o sábado, as 9 horas da manhã, com 10 amostras de cerveja onde cada uma tinha um off-flavor e tínhamos que identificar qual era em 60 minutos, depois fomos para o teste escrito, eram 50 questões de múltipla escolha, sobre tudo que um sommelier de cerveja deve saber, elas deveriam ser respondidas em 50 minutos, daí finalizando a manhã houve o teste de estilos de cerveja, tínhamos 10 copos, cada um com um estilo diferente de cerveja onde deveríamos identifica-los.

Finalizado estes três testes saíram três finalistas, tivemos um breve e leve almoço e voltamos pra segunda etapa do dia.

Ao adentrar a sala encontramos na nossa mesa um copo com uma cerveja clara dentro e uma folha com três perguntas: Qual era o estilo? Descreva-o sensorialmente. Sugira harmonizações ao estilo. Era uma Koelsch, apenas 2 pessoas acertaram e estas 2 foram automaticamente para a final, bom, restava ainda uma vaga.

No último teste tínhamos oito pratos e para cada prato sugestões de harmonizações, você deveria escolher uma delas e justificar o por que. Pra mim este foi o mais difícil de todos, pois alguns pratos eu não conhecia, neste teste saiu mais um finalista, completando os seis privilegiados.

A final foi em um auditório, aberto ao publico e com grande cobertura da imprensa, cada finalista entrava na sala, depara-se com uma garrafa de cerveja, 8 jurados e o público, daí ele teria que contar a historia daquela cerveja, características sensoriais, harmonizações, etc. E foi assim que Sebastian Prill-Riegele sagrou-se o melhor sommelier de cerveja do mundo em 2011.

Não foi apenas um teste de conhecimentos, mas também um teste emocional e físico, começando as 9 horas e terminando as 18 horas, 9 horas sob pressão.

Vale ressaltar que o evento foi perfeito, horário e programação cumpridos a risca e com muita qualidade, pra nós que participamos foi sensacional, fizemos amizades, aprendemos, reencontramos amigos, mas o mais importante foi mostrar ao mundo que no Brasil temos cerveja de qualidade, estar entre este seleto grupo é muito importante para a cultura cervejeira no Brasil.

Agora só nos resta treinar muito este ano todo para que em 2012 estejamos preparados e quem sabe beliscar uma vaga na final.

Obrigado a Doemens por nos dar esta oportunidade.

ATENÇÃO: Este post ainda não tem nenhuma foto pois em situação ainda não esclarecida eu perdi minha máquina na viajem, mas por sorte minha meu amigo bávaro Herbert Schumacher achou-a, neste momento ela esta em algum lugar entre Porto Alegre e Votorantim, mas assim que chegar coloco as fotos aqui.

Quem quiser escutar o programa De Bamberg a Votorantim, sobre o tema, é só clicar abaixo.

Nenhum comentário: