sábado, 23 de abril de 2011

Ingolstadt, 23 de abril de 1516. Um marco na história.

No dia 23 de abril de 1516, em Ingolstadt, o duque da Bavária Wilhelm IV assinava uma das mais importantes leis da história da indústria alimentícia a Reinheitsgebot, ou em bom português a Lei de Pureza da Alemanha. Ficou definido que a cerveja só poderia ser feita com água, malte e lúpulo, séculos mais tarde o fermento foi adicionado a lei.

Vale lembrar que antes desta data, já existiam várias outras leis locais com o mesmo propósito, ao ser decretada ela valia apenas para a Bavária, de lá pra cá muita água, ou melhor, cerveja, passou por debaixo desta ponte, houveram algumas alterações, ela foi expandida pra Alemanha toda, mas a base dela foi mantida, toda cerveja que você beber em território alemão deve conter apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento.

Ao longo dos anos o cervejeiro alemão teve que mostrar toda sua habilidade técnica e criatividade para fazer cervejas apenas com estes ingredientes pré-determinado, criando cervejas complexas e sendo a escola cervejeira com maior quantidade de estilos no mundo.

Vale ressaltar que não é porque a cervejaria segue a Lei de Pureza que isso significa que sua cerveja é boa, a lei apenas define os 4 ingredientes, pra cerveja ser boa necessita-se muito mais do que isso, atualmente algumas cervejarias usam a palavra Reinheitsgebot apenas como marketing, nem sabem o significado dela, porém, é fundamental se você faz cervejas do estilo alemão, você tem que seguir a lei, se não sua cerveja estará fora do estilo, mas se você segue outra escola cervejeira não é necessário segui-la. Então pode usar qualquer ingrediente pra cerveja que não é do estilo alemão, correto? Não.

Vejamos outras escolas, pra fazer uma Blond Ale ou uma Tripel, você pode usar qualquer ingrediente ou eles estão pré-determinados? Estão pré-determinados também, quase a totalidade delas são fabricadas com malte claro, 10% de açúcar claro, fermento belga que confere aroma de especiarias, lúpulos variados, no caso da tripel, a minoria leva alguma especiaria extra, semente de coentro, por exemplo. Mas se você quiser usar pitanga nestas cervejas, ela estará fora do estilo, é assim também com as inglesas, normalmente usam os mesmos 4 ingredientes das alemãs, mas algumas usam até 15% de açúcar, posso fazer uma Pale Ale adicionando cardamomo? Fazer até pode, mas ela estará fora do estilo.

São assim, as cervejas na Alemanha, Bélgica ou Inglaterra são feitas da maneira tradicional de cada país, já fazem muitos séculos.

O que não podemos é ter pré-conceitos ou desrespeitar a tradição secular das grandes escolas cervejeiras, o que eles fazem é história, cultura cervejeira, muitos deles não sabem o que é estilo de cerveja, fazem a cerveja que vem sendo passada de pai para filho, mas por incrível que pareça, ela esta totalmente inserida dentro do estilo.

Cervejas excelente encontramos em qualquer país do mundo, claro que em pequenas quantidades, pois a imensa maioria são cervejas ordinárias, porque fazer cerveja é fácil, mas fazer cerveja excelente é muito difícil.

Então comemore o aniversário da Lei de Pureza tomando cerveja excelente, independentemente se ela for da escola alemã, belga ou inglesa. Prost!!!!

Abaixo segue o programa De Bamberg a Votorantim sobre esta importante data:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

E o que deu no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja?

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, estive participando do 2º Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja, que aconteceu na Áustria, como já tinha dito no último post.

Bom, não foi fácil, como poderíamos esperar para um campeonato mundial o nível foi altíssimo e as provas muito difíceis.

Começamos o sábado, as 9 horas da manhã, com 10 amostras de cerveja onde cada uma tinha um off-flavor e tínhamos que identificar qual era em 60 minutos, depois fomos para o teste escrito, eram 50 questões de múltipla escolha, sobre tudo que um sommelier de cerveja deve saber, elas deveriam ser respondidas em 50 minutos, daí finalizando a manhã houve o teste de estilos de cerveja, tínhamos 10 copos, cada um com um estilo diferente de cerveja onde deveríamos identifica-los.

Finalizado estes três testes saíram três finalistas, tivemos um breve e leve almoço e voltamos pra segunda etapa do dia.

Ao adentrar a sala encontramos na nossa mesa um copo com uma cerveja clara dentro e uma folha com três perguntas: Qual era o estilo? Descreva-o sensorialmente. Sugira harmonizações ao estilo. Era uma Koelsch, apenas 2 pessoas acertaram e estas 2 foram automaticamente para a final, bom, restava ainda uma vaga.

No último teste tínhamos oito pratos e para cada prato sugestões de harmonizações, você deveria escolher uma delas e justificar o por que. Pra mim este foi o mais difícil de todos, pois alguns pratos eu não conhecia, neste teste saiu mais um finalista, completando os seis privilegiados.

A final foi em um auditório, aberto ao publico e com grande cobertura da imprensa, cada finalista entrava na sala, depara-se com uma garrafa de cerveja, 8 jurados e o público, daí ele teria que contar a historia daquela cerveja, características sensoriais, harmonizações, etc. E foi assim que Sebastian Prill-Riegele sagrou-se o melhor sommelier de cerveja do mundo em 2011.

Não foi apenas um teste de conhecimentos, mas também um teste emocional e físico, começando as 9 horas e terminando as 18 horas, 9 horas sob pressão.

Vale ressaltar que o evento foi perfeito, horário e programação cumpridos a risca e com muita qualidade, pra nós que participamos foi sensacional, fizemos amizades, aprendemos, reencontramos amigos, mas o mais importante foi mostrar ao mundo que no Brasil temos cerveja de qualidade, estar entre este seleto grupo é muito importante para a cultura cervejeira no Brasil.

Agora só nos resta treinar muito este ano todo para que em 2012 estejamos preparados e quem sabe beliscar uma vaga na final.

Obrigado a Doemens por nos dar esta oportunidade.

ATENÇÃO: Este post ainda não tem nenhuma foto pois em situação ainda não esclarecida eu perdi minha máquina na viajem, mas por sorte minha meu amigo bávaro Herbert Schumacher achou-a, neste momento ela esta em algum lugar entre Porto Alegre e Votorantim, mas assim que chegar coloco as fotos aqui.

Quem quiser escutar o programa De Bamberg a Votorantim, sobre o tema, é só clicar abaixo.