quinta-feira, 24 de maio de 2012

Starkbierzeit 2012


A Cervejaria Bamberg e a Cervejaria Abadessa apresentam neste ano uma novidade para o calendário das Festas Cervejeira. Trata-se do Starkbierzeit, ou seja, o período da cerveja forte. Tradicionalmente em Munchen esse período é comemorado nos últimos 15 dias de Março, no final do inverno no hemisfério norte. Como no Brasil o inverno é no meio do ano, a Bamberg e a Abadessa vão promover o festival Starkbierzeit nas duas primeiras semanas de Julho.

Durante este período serão servidos os chopes Doppelbock das duas cervejarias, o Bambergerator (8,0% Alc) e o Emigrator (7,2% Alc), que irão nos aquecer nas noites frias.

O estilo Doppelbock pertence a família das Bock, são cervejas mais potentes que a Bock, de coloração vermelha a marrom escuro, podendo chegar ao preto, e predomínio da base de malte tanto no aroma como no sabor.  Esse estilo tem bastante ligação histórica com os monastérios da Idade Média, pois era essa cerveja que nutria os monges da época no período da Quaresma. Tradicionalmente as Doppelbock terminam com o sufixo –ator no nome.

Para  participar do Starkbierfest 2012 teremos os seguintes estabelecimentos vendendo simultaneamente a Bambergerator e a Emigrator:

Rio de Janeiro: Boteco Colarinho;


Porto Alegre: Bier Market, Vom Fass e Apolinário;

Sorocaba: Cervejario;
Este é um evento inédito no Brasil que une estas duas cervejarias para trazer para o apreciador de cervejas de qualidade um pouco da cultura cervejeira da Alemanha, demonstrando que quando o foco é fazer cerveja de qualidade não existe concorrência entre as cervejarias.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Australian International Beer Awards 2012 - temporal de medalhas.

Ontem, 17 de maio de 2012 saiu o resultado de uma das maiores competições cervejeira do mundo, o Australian International Beer Awards, foram 1344 cervejas de 41 países e com muita alegria que anuncio que a Bamberg ganhou 6 medalhas.

Bamberg Pilsen = Medalha de Prata, categoria American Style Lager;
Bamberg Rauchbier = Medalha de Prata, categoria Smoked Beer;

Bambewrg St Michael = Medalha de Prata, categoria Wood Aged;
Bamberg Altbier = Medalha de Bronze, categoria Altbier;

Bamberg Schwarzbier = Medalha de Bronze, categoria Schwarzbier;
Bamberg Munchen = Medalha de Braonze, categoria Other Lager;

Algumas observações, a medalha da Bamberg Pilsen foi sensacional, uma cerveja delicada como ela é cruzar o mundo e conseguir esta excelente colocação, esta cerveja é abertura para quem esta começando no mundo das cervejas especiais, uma das cervejas mais difíceis de se fazer. St Michael, a alguns anos atras a Bamberg foi a primeira cervejaria a maturar cerveja em barris de madeira no Brasil, foi a Biertruppe Vintage, gostei tanto da ideia que dei continuidade com a St Michael, uma das categorias mais difíceis em ganhar medalhas e ela pelo segundo ano consecutivo consegue ir bem.
Em 2010 foi nossa primeira participação no AIBA, ganhamos 3 medalhas, ano passado foram 5 medalhas e este ano 6 medalhas, isso demonstra a evolução das cervejas da Bamberg, baseada em investimentos na produção, matérias-primas, equipamentos e em um novo conceito de cervejaria, onde a grande estrela deve ser a cerveja e todos devem trabalhar para isso, por isso, devo dividir estes prêmios com: Janaina, Luciana, Noemi, Fabio, Marcos, Alberto, Reinaldo, Evaldo, Anderson, Luis, Marcelo, esta é a equipe interna da Bamberg; nas express, Lucas, Thiago, Joel, Juninho, David, Mateus, Ronaldo, Lais, Márcio e Renan.
Posso prometer uma coisa, continuaremos investindo na cerveja e na Bamberg para que possamos continuar a representar bem o Brasil cervejeiro mundo a fora.
Obrigado a vocês que sempre nos apoiam e acreditam na Bamberg.

Abaixo segue a lista completa de prêmios que já conquistamos:
01/05/2008: Jornal O Estado de São Paulo, caderno Paladar, a Bamberg Pilsen do Brasil;

18/11/2009: Bamberg Rauchbier, medalha de prata no European Beer Star 2009, Alemanha, na categoria Smoked Beer.

25/11/2009: A cervejaria Bamberg ganha o Prêmio Paladar 2009 como produto do ano: cerveja artesanal.

08/02/2010: Na revista Prazeres da Mesa a Bamberg Rauchbier foi eleita a segunda melhor cerveja disponível a venda no Brasil, entre nacionais e importadas, dentre todos os estilos.

20/05/2010: Acontecem as premiações do Australian Beer Awards: Prata para Bamberg Rauchbier e Bronze para Bamberg München e Bamberg Schwarzbier.  

28/07/2010 Bamberg Rauchbier eleita a melhor cerveja do Mundo e das Américas no World Beer Awards 2010, Inglaterra.

23/10/2010 Cerveja Bamberg fatura 2 medalhas de ouro no Mondial de La Biére na França, com a Bamberg Rauchbier e Bamberg Schwarzbier;

10/02/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2010 - Revista Prazeres da Mesa.

14/05/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2011 na America do Sul - South Beer Cup. E conquista 4 medalhas de prata com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen e Helles.

20/05/2011 Conquista de 5 medalhas de Bronze no Australian International Beer Awards 2011 com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen, Alt e St. Michael.

08/09/2011 Na Copa Cervezas de América, no Chile, Bamberg conquista duas medalhas de prata coma Schwarzbier e a Munchen, medalha de ouro com a Weizen, melhor da categoria com a Weizen e o título de melhor cervejaria das Américas.

10/11/2011 Bamberg Altbier ganha medalha de ouro no European Beer Star 2011.

15/02/2012 Eleita Cervejaria do Ano 2011 - Revista Prazeres da Mesa.

25/03/2012 Medalha de Prata para a Bamberg St Michael na categoria cerveja especial, Medalha de Bronze para a Bamberg Rauchbier na categoria cerveja defumada, medalha Menção Honrosa para a Bamberg Helles na categoria Helles, todas no South Beer Cup 2012.

17/05/2012 Bamberg ganha 6 medalhas no Australian International Beer Awards 2012, 3 pratas com St Michael, Rauch, Pilsen e 3 bronzes com Altbier, Schwarzbier e Munchen.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

World Beer Cup 2012

Minhas ferramentas de trabalho, crachá, instruções e fichas de avaliação.

Uma das coisas que nós cervejeiros brasileiros nos perguntávamos em momentos de descontração no World Beer Cup era, será que um dia chegaremos neste nível?
Aconteceu do dia 30/4 a 6/5 o World Bee Cup 2012, em San Diego, EUA, foram 3921 cervejas de 54 países avaliadas por 211 jurados, junto com a copa do mundo da cerveja, tinha o Craft Brewer Conference, palestras e mini cursos, e uma feira de equipamentos, insumos e matérias-primas para pequenas cervejarias. Café da manhã e almoço oferecido aos 4500 visitantes diário do evento e o mais incrível, tudo funcionando, organizado, sem dúvida, o maior evento cervejeiro do mundo.

O nível de organização que o Brewers Association atingiu reflete na velocidade que a cerveja artesanal cresce nos EUA, dados previstos, previsão para 2017, crescimento concretizado, todas as cervejarias que conversamos diz estar no limite da produção e ampliando. Pois bem, vale lembrar que este trabalho começou a 30 anos atrás, se hoje vemos cervejeiros pop star, cervejarias ganhando dinheiro, etc. alguém teve que fazer um trabalho mais pesado e anônimo no começo.

Palestra de abertura do CBC, salão enorme, não dava pra ler a apresentação de tão longe.

Quanto ao World Beer Cup, a delegação brasileira de jurados foi: Alexandre Bazzo, Paulo Schiavetto, Katia Zanatta, Alfredo Ferreira, Amanda Reitenbach, Cilene Saorin e Andrea Calmon. É um show de organização, uma equipe de voluntários muito grande e boa que nos deixavam apenas com o compromisso de julgar as amostras. Foram 45 cervejas brasileiras inscritas, infelizmente nenhuma delas conseguiu medalha, os EUA foi o país que mais ganhou medalhas este ano, foram 2651 cervejas inscritas e ganharam 208 medalhas, acho este desempenho americano normal, pois além de terem inscrito muitas cervejas na competição, ainda tem o fator distância, a cerveja deles foram as que menos viajaram para chegar até na competição, fator este fundamental na hora de julgar.
O World Beer Cup, junto com o European Beer Star são as competições mais difíceis de ganhar medalhas, não acho que o fato de nenhuma cervejaria brasileira não ter ganho ser um fato preocupante para a cerveja nacional, acho que as cervejarias que se inscreveram tem histórico de qualidade e mais ainda, em menos de 6 meses atrás,  no European Beer Star 2011 tivemos 2 medalhistas, sendo a Bamberg uma delas. Competições são assim mesmo, não podemos ganhar sempre, o importante é buscar sempre a melhoria do processo e da cerveja.

O Brasil esta no caminho certo, numa velocidade menor que muitos outros países, mas temos que levar em conta a alta taxa de impostos no produto final (60%), ainda temos a dificuldade em importar equipamentos de ponta, pois os impostos são altos também para a importação e ainda pagamos os preços mais caros de matérias-primas no mundo, se isso mudar, um dia chegaremos num patamar parecido com o dos EUA, pois essa é a base para começar a fazer cerveja boa.
Gostaria de agradecer aos meus parceiros que deixaram a viajem mais divertida na hora que tínhamos livre para isso, foi excelente dividir passeios e carro com eles.

Em 2014 o World Beer Cup será em Denver e já comecei hoje a trabalhar nesta medalha.

Paulo, Eu, Alberto e Katia, esse era o Tijuana Team.