terça-feira, 18 de março de 2014

Alexandre Bazzo está entre os cinco melhores sommeliers de cerveja do país.

Cervejeiro e proprietário da Bamberg garantiu a quarta colocação no I Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja

No último final de semana, o Instituto da Cerveja do Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), promoveu o primeiro Campeonato de Sommelier de Cerveja do Brasil. Mais que uma simples competição, o evento foi um marco para a cultura cervejeira do país, pois além de colocar à prova o conhecimento dos brasileiros sobre o assunto, reuniu várias esferas do mercado, de profissionais e especialistas a consumidores e amantes de cerveja.

Quase 100 pessoas se inscreveram para a primeira etapa da prova, realizada no dia 8 (sábado), e deste total somente cinco pessoas passaram para a fase final, realizada no domingo. Dentre elas o cervejeiro e proprietário da Cervejaria Bamberg, Alexndre Bazzo.
Entre os jurados estavam nomes reconhecidos nacional e internacionalmente no universo cervejeiro: Martin Zuber e Garrett Oliver, mestres-cervejeiros da Paulaner e Brooklyn, respectivamente.

A primeira fase do campeonato foi teórica de múltipla escolha e contou com competidores vindos de várias partes do país. Depois de verificados os 30 classificados, o campeonato seguiu para a segunda fase, que foi também realizada no sábado e constituída pela prova prática de identificação de estilos de cerveja, em que os inscritos teriam seis rótulos para detectar exatamente as cervejas servidas.

Com apenas cinco concorrentes aprovados, o campeonato seguiu para a prova oral de degustação e de serviço. Nesta etapa, os competidores tiveram de descrever sensorialmente (visual, olfativo, gustativo e impressão geral) uma cerveja para a banca técnica e, ao final, dizer também o estilo dela. Por fim, os candidatos simularam um serviço de restaurante e indicaram cervejas que harmonizassem com os pratos solicitados pelo júri, levando em conta os preceitos de cada estilo de cerveja.


O vasto conhecimento de Bazzo o colocou entre os cinco finalistas do campeonato, no qual alcançou o quarto lugar. Não à toa, Bazzo é cervejeiro e proprietário da Cervejaria mais premiada do Brasil. A Bamberg coleciona 80 prêmios nacionais e internacionais e é referência no setor de cervejas especiais. 

3 comentários:

Luiz Henrique Garcia disse...

Parabéns Alexandre !

Sou fã e fiel consumidor das cervejas da Bamberg.
Cerveja de qualidade é indispensável, pois a vida é muita boa para se sujeitar a beber qualquer coisa à base de milho transgênico !!
Abs.

geraldo lima disse...

Bazzo, é referencia no mercado brasileiro, que certamente ira desbancar as grandes corporações do ramo. Porque vão vender história e cultura agregado a cerveja, isso vai aumentar junto com a consciência de que beber bem não é beber bastante. Quando se bebe uma cerveja artesanal "cerveja",vive o momento, quando se bebe cerveja industrial é pra esquecer aquele momento.

Bier-TO disse...

Bazzo, você é o ultimo dos moiacanos!!!!